Indicação do leitor - O incrível exército de Brancaleone
Carolina Abreu Maciel
Leitora do Historiante
Período abordado: Idade Média
Sinopse: Brancaleone de Norcia é um cavaleiro
errante que é contratado como líder de um pequeno e diversificado grupo que
roubaram um pergaminho que lhes dava a posse do reino de Aurocastro. Mas a
viagem até esse suposto reino dos sonhos é muito mais tortuosa que planejada.
A História é uma das disciplinas que mais se utilizam do cinema em
suas aulas, já que muitos filmes são produzidos com as temáticas históricas,
por um lado isso é ótimo, pela diversidade de possibilidades que o cinema nos
proporciona, mas por outro nós professores devemos ter bastante cuidado de como
vamos apresentar o filme aos nossos alunos. Devemos ter em mente que muitos dos
discentes ao assistirem um filme histórico podem cair no erro de achar que o
fato narrado no filme é de total veracidade, além dos anacronismos presentes em
muitas dessas produções.
Por isso, o papel do professor é de mediador
entre o filme e os alunos, buscando articular o debate em torno do assunto
tratado pela projeção fílmica e as experiências, extraclasse, dos discentes.
Assim, os alunos poderão colocar em prática, fora de sala de aula, a
criticidade ao que lhe é apresentado pelos meios de comunicação. Criando o
hábito de se indagar e tornar-se mais ativo diante de sua realidade social.
Com a projeção
desse filme podemos trabalhar com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino
Médio. Os temas são relativos à Idade Média onde as relações de vassalagem
entre cavaleiros X cavaleiros e com os outros personagens aparecem de forma
clara na passagem que Brancaleone é procurado para ocupar o lugar do nobre que
recebeu as terras de Aurocastro e quando nosso herói encontra outro nobre em
seu caminho para as terras prometidas pelo pergaminho. O filme por ter um tom
cômico faz com que a aula se torne mais leve, pois o conteúdo por estar longe
da realidade dos discentes pode se deixar com que a aula se torne um monólogo
onde o professor é o centro das atenções. São muitas as referências a temáticas
medievais, como por exemplo, o papel da mulher na sociedade, os casamentos
arranjados, a educação feminina para ser a donzela recatada e onde a virgindade
feminina é uma virtude que mostra o caráter não só da mulher, mas da sua
família. Assim, podemos problematizar como a sociedade atualmente vê esse valor
medieval que a cada dia está sendo colocado em xeque. Outros temas podem ser
tratados também como o anti-semitismo, pois
o personagem judeu é tratado como um infiel e mesquinho, adjetivos que
perduraram por longos períodos da história.
Referência
Bibliográfica:
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na
sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
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