Filmes - Invictus
Prof. Lucas
Adriel Silva de Almeida
Redação d’O Historiante
“Passeando”,
dias atrás, pelos canais de esporte na TV, me deparei com um jogo de rúgbi. A curiosidade me fez parar e
tentar entender as regras desse esporte, que me era praticamente desconhecido naquele
momento. Mas a partida em questão me lembrou um filme, produzido nos EUA, no
ano de 2009, que a pouco tinha assistido, chamado Invictus, com a direção de Clint
Eastwood. Em seu elenco, o
filme conta com o renomado ator Morgan Freeman, no papel de Nelson
Mandela. A obra tem ainda Matt Damon como Francois
Pienaar, que interpreta o capitão da equipe sul-africana de rúgbi.
O filme
retrata o momento em que Mandela chega ao poder e tem que governar um país,
ainda cortado fortemente pelas mazelas deixadas pelo colonialismo e pelo
neocolonialismo. Este é o ponto que mais nos interessa, tal abordagem permite aos
professores de História utilizar o filme, ou partes dele, como ponto de partida
para se trabalhar conteúdos da disciplina de História. Sugerimos incluir o
filme em seus planos de aula, principalmente ao se trabalhar com o processo de
descolonização da África. A abordagem do filme, no entanto, é bastante ampla e
permite relacionar os conteúdos com outras disciplinas, a exemplo da Sociologia,
da Geografia e da Filosofia.
O filme poderá, então, funcionar como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar. Questões como a ética; o preconceito racial; a desigualdade social e tantas outras poderiam ser sugeridas pelo professor da disciplina de História aos demais professores de outras disciplinas, como proposta de trabalho conjunto na área das ciências humanas. Para a disciplina de História é bastante interessante o debate com os alunos sobre a Apartheid, tema corriqueiramente cobrado nos vestibulares e de extrema relevância para a formação social do alunado. Enfim, vários aspectos podem ser destacados pelo professor ao trabalhar o filme para elucidar os debates em torno da história da África do Sul, ou do continente africano. Sucesso!
Clique aqui e faça o download do filme.
O filme poderá, então, funcionar como ponto de partida para uma abordagem interdisciplinar. Questões como a ética; o preconceito racial; a desigualdade social e tantas outras poderiam ser sugeridas pelo professor da disciplina de História aos demais professores de outras disciplinas, como proposta de trabalho conjunto na área das ciências humanas. Para a disciplina de História é bastante interessante o debate com os alunos sobre a Apartheid, tema corriqueiramente cobrado nos vestibulares e de extrema relevância para a formação social do alunado. Enfim, vários aspectos podem ser destacados pelo professor ao trabalhar o filme para elucidar os debates em torno da história da África do Sul, ou do continente africano. Sucesso!
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