Filmes - A vida dos outros





Prof. Josi Brandão
Redação d'O Historiante



Para quem curte um voyeurismo, o filme é perfeito, pois o drama narra uma história real do sistema de espionagem da Alemanha Oriental durante o período da Guerra Fria, onde Gen Wiesler, um temido agente do serviço de informação da Berlim Oriental comunista no ano de 1964,  começa a suspeitar do dramaturgo Georg Dreyman e de sua namorada, uma atriz famosa dos palcos alemães, mas que, por causa de um problema de saúde, precisa tomar remédios controlados e, para isso, mantém um caso amoroso justamente com o Ministro da Cultura, que a explora sexualmente em troca dos remédios.

A partir daí, a vida do casal começa a ser vigiada 24 horas por dia pelo frio e calculista agente do serviço secreto alemão, que começa a ficar fascinado pela vida do casal e, cada dia, vai se identificando com sua investigação.

O voyeurismo passa a ficar constante, a tal ponto de o agente secreto mudar seus conceitos em relação à forma de ver o Estado político da Alemanha Oriental. Sua mudança de pensamento o deixava num conflito ideológico que, de certa forma, o deprimia, já não entendendo como dedicara boa parte de sua vida àquele sistema.

Só quando o regime comunista acaba na Alemanha é que o dramaturgo descobre que foi alvo da investigação secreta alemã, sabendo dos acontecimentos em que viveu, por tanto tempo, sem saber de nada, pois se sentia protegido por fazer parte da classe artística.

O filme ganhou mais de 50 prêmios, dentre eles o Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007.

Baixe agora mesmo A vida dos outros, clique aqui!


Comentários

Unknown disse…
Vou buscar este filme. Obrigado
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador