Dica cultural - Guernica, de Pablo Picasso.





Prof. Lucas Adriel S. de Almeida.
Redação d'O Historiante



Produzido no ano de 1937, de autoria do destacado artista espanhol Pablo Picasso, o quadro Guernica consiste numa obra de proporções avantajadas. Medindo 350 por 782 centímetros, as suas dimensões já dão testemunho do exaustivo trabalho de Picasso para delinear as singulares formas que compõem a obra. Por sua vez, estes traços nos proporcionam captar formas e sentimentos oriundos de um específico conflito, a Guerra Civil Espanhola. A obra encontra-se atualmente exposta no Centro Nacional de Arte Rainha Sofia, na cidade espanhola de Madri, e pode ser o ponto de apoio de uma excelente aula sobre o referido conflito.

A Guerra Civil Espanhola ocorreu entre os anos de 1936 e 1939 e não limitou-se aos contornos espanhóis. O conflito teve a participação de algumas nações europeias que vieram, mais tarde, a protagonizar um conflito de maior proporção, a Segunda Guerra Mundial. Itália, Alemanha e União Soviética colocaram-se contra ou a favor de grupos políticos/militares internos específicos, orientados em função das afinidades políticas e ideológicas que guiavam estes grupos. O fim da Guerra Civil Espanhola levou ao poder o General Francisco Franco, ditador de orientação fascista que governou o país até o ano de 1975. A Guerra ainda deixou um saldo de 1 milhão de mortos.

Em sua obra Guernica, Pablo Picasso nos dá um magnífico depoimento de sua percepção, referente ao bombardeio da cidade que dá nome ao quadro, feito por aviões alemães em benefício do General Franco. A triste faceta do conflito é uma das motivações de Pablo Picasso ao produzir a obra. A compreensão do seu significado é algo comumente cobrado nas famosas provas de vestibular, Enem, dentre outras. Guernica é também uma importante oportunidade de despertar nos alunos a paixão pela disciplina de História e fazê-los compreender a Guerra Civil Espanhola. O trabalho em conjunto com as disciplinas de Artes, Sociologia e Geografia é uma forma maravilhosa de desenvolver um trabalho ainda mais enriquecedor.
            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador