Filmes - 2001: uma odisséia no espaço.


Prof.ª Josi Brandão
Redação d'O Historiante





O filme dirigido e produzido por Stanley Kubrick aborda elementos que compõem a evolução humana, desde as primeiras tribos humanas, passando pela representação de vidas extraterrestres, até o desenvolvimento das tecnologias, passando pela apropriação e transformação do osso como arma, do uso do fogo, até uma missão secreta, controlada por um super computador. Impressionante é observar que o filme é de 1968, já fazendo uma relação da importância tecnológica no futuro.


Alem do filme, foi escrito também o livro no mesmo período, com uma diferença: o livro é mais explicito na narração, enquanto o filme quer oferecer ao público algo mais enigmático, caracterizado, principalmente pela presença mais das imagens do que da fala (aliás, um show de imagens), permitindo, a quem assiste, ter uma visão surrealista, com som e o mínimo de dialogo.




Sua trilha sonora é uma característica a parte, com músicas clássicas, mostrando uma evolução filosófica do homem. Transformando a obra num dos filmes mais perfeitos do cinema, permitindo que o homem faça uma reflexão sobre sua existência  e até sobre seus futuros passos, questionando a própria existência, Kubrick foi um perfeccionista, um gênio do cinema, especialmente no filme "2001, Uma Odisseia no Espaço", com uma combinação perfeita de sons, imagens, história e ficção. Vale a pena assistir esse clássico do cinema.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador