Aconteceu na História entre 14 e 20 de abril...



14 de abril 





Guerra das Ilhas Malvinas
Em 14 de abril de 1982, a Inglaterra enviou tropas às Malvinas e venceu a disputa contra a Argentina. A Inglaterra e a Argentina começaram uma guerra pelo domínio das Ilhas Malvinas, após o país latino-americano invadir o arquipélago, localizado ao sul do continente. Mas a rendição dos argentinos só veio a ocorrer em junho.

1854 - Na cidade de São Salvador, começam a ocorrer abalos sísmicos. Quatro dias depois, a cidade estava quase totalmente destruída.

1865 - O presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, é ferido com um tiro na nuca pelo fanático John Wilkes Booth. Ele morre um dia depois.

1895 - Na primeira partida de futebol disputada no Brasil, o São Paulo Railway vence a Companhia de Gás por 4 a 2. Os dois times eram formados por ingleses que viviam em São Paulo. Charles Miller, o introdutor do futebol no Brasil, jogou no São Paulo Railway.

1947 - O transatlântico britânico Queen Elizabeth naufraga próximo à costa de Southampton.

1965 - Os Estados Unidos lançam bombas no Vietnã do Norte, causando um número indeterminado de vítimas civis.

1988 - O Papa João Paulo II se opõe à chamada eutanásia neonatal.


15 de abril


Naufrágio do Titanic
Em, 15 de Abril 1912, o transatlântico de luxo Titanic afunda-se duas horas depois de embater contra um iceberg no Atlântico Norte.
Quando deixou o porto de Southampton -Inglaterra-, o Titanic conseguiu evitar por pouco uma colisão com o navio a vapor New York.



16 de abril

Movimento das Diretas Já
No dia 16 de abril, ocorre uma grande manifestação, com mais de 1,3 milhão de pessoas, em São Paulo, na Praça da Sé, pedindo por eleições democráticas no país. Durante todo o ano de 1984, o Brasil estava mobilizado no movimento a favor das eleições diretas para a Presidência da República.

1705 - A rainha Anne da Inglaterra concede a Isaac Newton o título de Cavaleiro do Império Britânico. Newton é reconhecido como um dos maiores cientistas da história, famoso por sua teoria da gravidade universal.

1866 - A Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai) declara guerra contra o Paraguai. A batalha se estendeu até 1870, custando a este país 500 mil mortos e a ruína econômica.

1922 - A União Soviética restabelece relações diplomáticas com a Alemanha, quatro anos depois do fim da Primeira Guerra Mundial.

1973 - É determinado pelo governo brasileiro que toda revista tem que se submeter à censura. São proibidas 46 publicações estrangeiras e 14 nacionais.

1982 - A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, proclama a nova Constituição do Canadá e pôs fim à dominação inglesa no país.

1986 - O Congresso Nacional brasileiro aprova o Plano Cruzado.


17 de abril

Morre Benjamin Franklin
No dia 17 de abril de 1790, morreu Benjamin Franklin, diplomata e inventor norte-americano, nascido na Filadélfia, Estados Unidos. Franklin foi quem descobriu a bioeletricidade e inventou os pára-raios, usados até hoje, após uma experiência com uma pipa em uma tempestade.


1582 - Hernando de Lerma funda a cidade argentina de São Felipe de Lerma, atual Salta.

1897 - A Turquia declara guerra contra a Grécia. 

1898 - Guerra de Cuba: o Senado dos Estados Unidos proclama a independência da ilha de Cuba por 67 votos contra 21. 

1919 - A Assembléia Nacional Francesa aprova a jornada de trabalho de oito horas.

1931 - O Partido Comunista Brasileiro convoca os trabalhadores a fazer a marcha da fome, no Rio de Janeiro. A polícia, chefiada por Batista Luzardo, proibe a manifestação e reprime grupos de operários.

1943 - Hitler exige que a Hungria prenda todos os judeus do país.

1997 - A Marcha dos Sem-Terra chega à Brasília.

18 de abril

Revolução Cultural
Mao Tsé-Tung (foto) lança, em 18 de abril de 1966, a grande Revolução Cultural na China Popular, para combater o revisionismo, afastando o Partido Comunista de seus adversários. Mao combateu, assim, a política econômica pragmática, baseada em incentivos materiais e individuais.

1506 - A primeira pedra é colocada na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa Julio II.

1791 - Revolução Francesa: tentativa de fuga do rei Luis XVI, de Paris.

1847 - Na guerra entre os Estados Unidos e o México, as tropas do general Antonio López de Santa Anna são derrotadas pelas do general norte-americano Scott na batalha de Cerro Gordo.

1907 - Os Estados Unidos intervêm no conflito entre Honduras e Nicarágua, impondo a paz.

1942 - Segunda Guerra Mundial: os EUA realizam um ataque aéreo contra Tóquio. 

1945 - O presidente brasileiro, Getúlio Vargas, concede anistia a todos os presos políticos.

1955 - Morre Albert Einstein, físico alemão nacionalizado norte-americano, autor da Teoria da Relatividad e vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1921.

1988 - Guerra Irã-Iraque: os Estados Unidos atacam as instalações petrolíferas iranianas na península de Fao, em apoio a uma ofensiva iraquianas. 

19 de abril

O Reichstag de Berlim
O edifício do Reichstag, em Berlim, construído em 1894 por Paul Wallot em estilo renascentista, foi incediando em 1933 pelos nazistas e davastado na II Guerra Mundial. No dia 19 de abril de 1999, o prédio tinha finalizado sua reforma, e o Parlamento Alemão assumia a propriedade do local.

1648 - Os habitantes de Pernambuco (Brasil) se revoltam contra a invasão dos holandeses, com quem entram em grande conflito. Os brasileiros saem vencedores da batalha, chamada de Guararapes. 

1898 - O governo dos Estados Unidos envia à Espanha um ultimato para o país abandonar a ilha de Cuba em 48 horas. 

1904 - Os Estados Unidos somam agora 49 estados, com a incorporação a União de Arizona, Novo México, Oklahoma e o território dos índios.

1970 - Miguel Pastrana Borrero é eleito presidente da Colômbia, mesmo após comícios rodeados de acusações de fraude. 

1995 - 167 pessoas morrem, entre elas 19 crianças, em um atentado com um carro-bomba, que praticamente destruiu um edificio do governo de Oklahoma (EUA). 

20 de abril

Nasce Adolf Hitler
Adolf Hitler nasceu no dia 20 de Abril de 1889, na cidade austríaca de Braunnau. Foi líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Acabou como Redação Terra de governo do país, difundindo o nazismo. Com a sua política expansionista, provocou ainda a II Guerra Mundial.

1810 - A Junta do governo de Caracas proclama a existência de uma soberania nacional desligada da Espanha.

1843 - É aprovada, na Colômbia, uma nova Constituição, que acaba acentuando o regime centralista.

1871 - Uma lei suprime a associação secreta Ku-Klux-Klan nos Estados Unidos, proibindo sua existência. 

1965 - A China Popular oferece seu apoio ao Vietnã do Norte contra a agressão dos Estados Unidos. 

1990 - O escritor venezuelano Arturo Uslar Pietri é homenageado com o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras. 

1996 - A direita religiosa ultra-conservadora ganha com maioria absoluta as eleições legislativas para o Parlamento Iraniano. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador