Aconteceu na História, entre 28 de abril e 04 de maio.


28 de abril

Execução de Mussolini
Benito Mussolini, governante da Itália durante 21 anos, morre em 28 de abril de 1945. Inspirou a adoção dos regimes autoritários. Ele a amante Clara Petacci fugiam para a Suíça, quando foram pegos em Azzano, sendo executados por Walter Audisio, integrante do Comitê de Liberação da Alta Itália.
1896 - Guerra de Cuba: atentado com dinamite contra o Palácio dos Capitães Generais de Havana. 
1919 - As potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial aceitam o projeto do presidente norte-americano, Woodrow Wilson, de criar uma Sociedade de Nações, destinada a manter a paz mundial. 
1945 - Hitler se casa escondido, em Berlin, com Eva Braun.
1952 - Entra em vigor o tratado de paz entre Estados Unidos e Japão, firmado em setembro de 1951. 
1970 - Um marcapasso alimentado por energia nuclear é implantado, pela primeira vez, em um paciente, na França. 



29 de abril

Morte de Hitchcock
O mestre do cinema de suspense nasceu no dia 13 de agosto de 1899 na Inglaterra e morreu aos 81 anos de idade, em Los Angeles. Entre suas obras, estão clássicos como Festim Diabólico (1948), Janela Indiscreta (1954), O Homem que Sabia Demais (1956), Um Corpo que Cai(1958) e Psicose (1960)
1876 - O Parlamento britânico concede à rainha Vitória, da Inglaterra, o título de Imperatriz da Índia. 
1942 - II Guerra Mundial: Encontro de Hitler e Mussolini no palácio de Klessheim. 
1946 - Começa em Tóquio o processo contra 28 dos dirigentes que atuaram durante a II Guerra Mundial. 
1992 - Quatro dias de distúrbios raciais em Los Angeles e outras cidades norte-americanas terminam com 58 mortos, 200 feridos graves e danos materiais avaliados em milhares de dólares.

30 de abril

Fim da Guerra do Vietnã
Em 1975, quando se completa a retirada norte-americana, o regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Até que, no dia 30 de abril, os comunistas tomam a cidade de Saigon, pondo fim à sangrenta Guerra do Vietnã. Saigon passa a se chamar Ho Chi Minh.
1789 - George Washington é eleito o primeiro presidente dos Estados Unidos.
1870 - O novo regime francês, uma espécie de monarquia parlamentar, não o impedediu Napoleão de recorrer à repressão: sob o pretexto de controlar supostos "complôs", o governo manda prender e processar todos os integrantes da Internacional na França.
1948 - É fundada a Organização dos Estados Americanos (OEA) na IX Conferência Interamericana, realizada em Bogotá (Colômbia).
1975 - O regime sul-vietnamita entra em colapso, incapaz de conter as ofensivas dos vietcongs e do Vietnã do Norte. Os comunistas tomam Saigon em 30 de abril de 1975, pondo fim à Guerra do Vietnã.
2001 - O primeiro turista espacial da história, o milionário norte-americano Dennis Tito, chega à Estação Espacial Internacional na nave russa Soyuz TM-32.

1º de maio

Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho foi criado em 1889 por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886 em Chicago, principal centro industrial da época. Os trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho.
1500 - Pero Vaz de Caminha anuncia o feito da frota de Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil em 22 de abril, ao rei Dom Manuel, através de uma carta datada em 1° de maio. O documento notabiliza-se como o mais importante relativo à descoberta do Brasil, pela riqueza de detalhes.
1808 - É proclamado no Brasil estado de guerra entre a Casa de Bragança e a família napoleônica. 
1853 - O Congresso Constituinte Argentino aprova a Constituição Federal da República. Buenos Aires não aceita e forma um estado independente, que dura até 1859.
1865 - É criada a Tríplice Aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai para enfrentar o Paraguai, regido pelo marechal Francisco Solano López.
1940 - A lei do salário-mínimo é anunciada no Brasil. O país foi dividido em regiões para que o salário fosse fixado de acordo com a produção e a necessidade de cada região. 
1962 - Fidel Castro proclama que Cuba é, oficialmente, uma República Democrática e Socialista. 
1984 - É decretado estado de sítio na Colômbia, como conseqüência do assassinato do ministro da Justiça.
1994 - Morre Ayrton Senna, piloto brasileiro de Fórmula 1. O acidente aconteceu na 6ª volta do GP de Ímola. Senna estava liderando a corrida com 0,675s na frente do Benetton de Michael Schumacher. Ayrton bateu na curva Tamburello e veio a falecer logo em seguida.

02 de maio

Morre Leonardo Da Vinci
Leonardo Da Vinci, engenheiro e artista renascentista italiano, morre aos 67 anos, no dia 2 de maio de 1519. O autor de obras famosas, como Última Ceia, Virgem dos Rochedos e Mona Lisa (foto), deixou centenas de idéias e estudos científicos escondidas em cadernos de anotações.
1500 - A esquadra de Cabral parte da baía de Cabrália (Brasil) continuando sua viagem para as Índias. A nau comandada por Gaspar de Lemos retorna para Portugal levando a notícia do descobrimento da nova terra.
1598 - França e Espanha assinam o Tratado de Vervine, que põe fim à guerra entre os países. 
1927 - É fundada a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, que entrega o prêmio Oscar. 
1948 - O continente americano torna-se precursor na adoção de instrumentos internacionais destinados à proteção dos direitos e das liberdades fundamentais. Foi a primeira região do mundo a adotar uma declaração sobre a matéria, proclamada durante a IX Conferência Interamericana.
1968 - Começa a revolta estudantil do Maio Francês.
2001 - Duas mulheres, Farra Josravi e Turan Jamili, concorrem, pela primeira vez, às eleições presidenciais do Irã, desde a Revolução Islâmica de 1979.

03 de maio

Nasce Nicolau Maquiavel
O filósofo, escritor e polítco italiano Nicolau Maquiavel nasceu no dia 3 de maio de 1469, em Florença. Desempenhou várias missões diplomáticas na Itália, na França e na Alemanha. Mais tarde, foi exilado e escreveu a obra O Príncipe, uma espécie de manual sobre a arte de governar.
1814 - Napoleão é levado à ilha de Elba, lugar de seu primeiro exílio.
1888 - A Princesa Isabel faz um discurso dizendo que "a extinção do elemento servil é hoje aspiração aclamada por todas as classes", referindo-se à abolição da escravidão no Brasil.
1971 - Erich Honecker foi eleito secretário-geral do PSU, na Alemanha, dez anos após supervisionar a construção do Muro de Berlim.
2001 - Os Estados Unidos perdem sua cadeira na Comissão dos Direitos Humanos das Nações Unidas, pela primeira vez desde 1947. 


04 de maio

Thatcher sobe ao poder
Margaret Thatcher é eleita Primeira-Ministra da Grã-Bretanha em 4 de maio de 1979, com a vitória do Partido Conservador. Foi a primeira mulher a ocupar o cargo. Thatcher opôs-se aos programas socialistas do Partido Trabalhista e esforçou-se em diminuir o papel do governo na economia do país.
1493 - A bula papal Inter Caetera II foi concluída. Ela dava aos espanhóis todas as terras a 100 léguas a oeste e sul da ilha dos Açores e Cabo Verde.
1888 - Almoçaram no Palácio Imperial 14 africanos fugidos das fazendas vizinhas de Petrópolis. A informação é do abolicionista André Rebouças, que tudo registrava em sua caderneta implacável. Ele afirmava que a Princesa Isabel também protegia escravos fugidos de Petrópolis.
1923 - Entra em vigor a Constituição da Palestina.
1988 - Cientistas norte-americanos de Wistard obtêm a primeira vacina contra a raiva, mediante uma técnica de engenharia genética.
1994 - Isaac Rabín e Yasser Arafat firmam um acordo, na cidade do Cairo, de criação da primeira entidade palestina em Gaza e Jericó. 
2000 - O vírus de computador I love you paraliza sistemas de informática de todo o mundo. Entre as instituições afetadas, encontram-se o Pentágono, a CIA e a Casa Branca nos 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador