Filmes - Narradores de Javé




Prof. Lucas Adriel S. de Almeida.
Redação de O'Historiante.


Produzido no ano de 2003, sob a direção de Eliane Caffé, o filme “Narradores de Javé” retrata a mobilização de um uma pequena comunidade, composta em sua maioria por pessoas analfabetas, para evitar o fim do lugar onde moram: a pequena localidade de "Javé". O motivo da comunidade estar fadada ao “fim”, decorre da construção de uma usina hidrelétrica, sendo que o lago da referida usina provocaria a inundação das terras onde se localiza a comunidade. Procurando meios de evitar que isto ocorra, os habitantes da localidade adotam uma saída inusitada. Ao descobrirem que a existência de um patrimônio histórico, no local, impediria a inundação, buscam reunir relatos entre todos os moradores, afim de produzir um documento escrito que salve a comunidade do fim programado.

Com um humor bastante atraente, o filme proporciona uma fantástica viagem ao mundo da oralidade, dos saberes populares e dos "lugares memória". Problematiza a ideia de verdade e a imparcialidade na construção da narrativa. Permite um passeio por temas como ética, cidadania, identidade, regionalismos e preconceitos linguísticos. Constitui-se num excelente instrumento de provocação, para suscitar o debate no que se refere às tradições e influências culturais do povo brasileiro, principalmente nordestino. Com uma boa orientação do professor, pode funcionar como elemento motivador para uma compreensão mais aprofundada sobre os mecanismos que orientam a produção do conhecimento historiográfico.

O filme ainda propõe uma séria reflexão sobre proposta da Historia Regional e Local, como também da História Oral, abrindo espaço para um rico trabalho em sala de aula. Com base nas questões levantadas, acredito que o filme cria um ambiente bastante peculiar para problematizar diversas noções que regem a produção historiográfica. Para os professores, funciona também como uma forma bastante divertida de repensar e/ou incrementar a prática docente, alargando as perspectivas do ensino de História. Evidentemente que seu tom humorístico,  apesar da seriedade do seu tema, e a qualidade do seu elenco, também colocam o filme como uma ótima proposta de lazer para o fim de semana. "Narradores de Javé", além de garantir umas boas risadas e diversos momentos de descontração, irá promover, com certeza, uma rica reflexão a quem dedicar uma parte do seu tempo para experimentar seu conteúdo.

Clique aqui e faça o download do filme!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador