Filme - A Vida é Bela.




Prof. Lucas Adriel S. de Almeida.
Redação de O' Historiante.


Lançado no ano de 1998, na Itália, com o título original "La Vita è Bella", a obra dirigida por Roberto Benigni mostra as mazelas da Segunda Guerra Mundial na Itália, sob um olhar bastante particular. Retrata este contexto histórico através da relação de amor entre o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué, que são levados para um campo de concentração nazista, e, em meio ao terror da guerra, ele busca fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira. Com alegria e criando um mundo de fantasia para seu filho, o pai busca protegê-lo da violência do conflito, preservando a inocência de sua infância.


Uma das sustentações da trama do filme é a perspectiva antissemita. O antissemitismo foi uma característica bastante presente dentro do contexto da Segunda Guerra Mundial, manifestado através do ódio e da discriminação desenvolvidos contra os judeus. A vida é bela nos fornece um olhar bastante particularizado sobre os horrores do conflito mundial, focalizando a sua perspectiva de ódio e segregação para com os judeus, mas destacando também neste contexto questões do cotidiano como relações familiares, a luta pela vida, o amor dos pais pelo filho e o amor entre um homem e uma mulher, desconsiderando os muros da guerra.

No conflito mundial em questão, a aliança entre a Itália e a Alemanha, tendo como respectivas lideranças destes países na guerra Benito Mussolini e Adolf Hitler, entraram em evidência em virtude do contexto caracterizado pelos campos de concentração, pela sua violência contra os direitos humanos e pela forte presença da ideologia Nazifascista. 

Enfim, a obra é um prato cheio de ingredientes para aqueles que buscam um filme com uma narrativa rica, com um pano de fundo que retrate as questões da Segunda Guerra Mundial e uma excelente qualidade artística, que na época foi bastante premiada, inclusive com algumas das estatuetas mais cobiçadas do cinema mundial, inclusive o Oscar.



Baixe o filme! Clique aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador