Professores em greve no México.

Os professores do México também estão em greve, aliás todo o país está parado. Alguém vê isso ser divulgado na grande mídia?

http://www.youtube.com/watch?v=huiYR5ROqEg




Eles já fizeram uma greve em 2006 que terminou em uma grande revolta popular.
Assistam ao excelente e emocionante documentário, de grande valor histórico: "Un Poquito de tanta verdad" que reuniu material audiovisual de diversos jornalistas independentes comprometidos com a luta.

Descrição do vídeo:
"O que em maio de 2006 começou como uma greve de professores por melhores salários e condições sociais, termina em uma rebelião popular sem precedentes no Estado de Oxaca, ao sudoeste do México. Surge um movimento social que durante meses se manifesta (...) em centenas de barricadas nas ruas, ocupando edifícios municipais, governando a cidade de forma autogestionada e pedindo a destituição do (...) governador Ulises Ruiz Ortiz.   

Em uma compilação de entrevistas, os protagonistas desta luta nos contam o desenvolvimento dos acontecimentos e suas motivações políticas. A tomada de 14 mídias de rádio e televisão tem um papel crucial na luta. Esses meios nas mãos do movimento se convertem no principal instrumento de informação, de coordenação e de defesa de uma luta por justiça social, cultural e econômica.


Movimento que ganha a denominação de 'La Comuna de Oxaca' se vê confrontado por uma repressão sangrenta que nos recorda as ditaduras latinoamericanas dos anos 70."




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador