Os pilares da terra - Mesa do editor




Sabe aqueles épicos, cheios de intriga, romance, ação? Pois é, tá aqui um belo exemplar. Com vocês, na mesa do editor hoje:

- Os pilares da terra (Ken Follet).

Vamos mergulhar no mundo medieval. A trama se passa no século XII, em terras inglesas (e uma parte na França), e os eventos giram em torno da construção da catedral de Kingsbridge. O autor nos coloca a acompanhar os passos da família de Tom Construtor, um mestre pedreiro que, em função das dificuldades típicas do seu ofício, precisa se deslocar de cidade em cidade, buscando canteiros de obras pra trabalhar. Seu maior sonho: construir uma catedral. É acompanhado pelos filhos e pela esposa grávida.

A trama nos apresenta outros personagens: o padre Phillip, ingênuo no início da história, mas que aprende as regras do jogo no decorrer dos eventos; o ambicioso Waleran Bigod, sedento por poder, sem medir limites para alcançá-lo; Ellen, a "bruxa", mulher sábia, conhecedora das propriedades da natureza, que é perseguida pelos cidadãos por representar o desconhecido; seu filho, Jack, que torna-se pouco a pouco um dos personagens mais importantes da trama, principalmente por sua filiação (deixemos isso em suspense, não queremos estragar as surpresas do livro).

Alguns ignoram, mas o romance é baseado em eventos históricos reais, e o retratam de maneira bastante fiel:

- O naufrágio do White Ship no largo da Normandia (1120) onde morreu Guilherme Adelin, único filho legítimo de Henrique I da Inglaterra, e alguns dos seus irmãos bastardos.
- A nomeação de Matilda como sucessora do trono (1128) e a revolta dos Barões pela decisão do Rei, por ela ser mulher.
- A tomada de poder de Estevão, aós a morte de Henrique.
- A aliança de Matilda com Robert de Gloucester, para tentar tomar novamente o poder.
- A prisão de Estevão em 1141 e sua troca por Robert de Gloucester (que também fora capturado).
- O cerco do castelo de Matilda.
- Assassinato e canonização do arcebispo São Tomás Becket (29 de Dezembro de 1170 aos seus 42 anos na catedral de Cantuária), que faz o fechamento do livro e dos personagens principais da trama.

Fica a dica de leitura. Obra fantástica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador