Batalha do Rio da Prata - Hitler leva a Guerra a América do Sul



A Batalha do Rio da Prata foi a primeira grande batalha naval da Segunda Guerra Mundial, foi travada em 13 de dezembro 1939, entre as marinhas britânica e alemã no litoral da América do Sul, mais precisamente, próximo ao estuário do rio da Prata.

O encouraçado alemão Graf Spee deixou a Alemanha com a missão de um “caçador dos mares”, atacando navios no sul do Atlântico, fazendo com que as forças Aliadas tivessem que se dispersar na perseguição ao Graf Spee nos mares do sul.

O Graf Spee começou a sua caçada ainda em 1939, afundando o cargueiro Clement, no litoral de Alagoas, no alto-mar afundou o Newton Beach, o Ashlea Huntsman  e o Trevasnion

O capitão do Graf Spee, Hans Langsdorff, com sua experiência, utilizava táticas de pirataria para confundir o inimigo. Entre elas estava a modificação da aparência do encouraçado, com falsas placas de madeira e lonas, criando estruturas diferentes das de um navio de guerra.

A Grã-Bretanha decidiu proteger os navios que operavam principalmente na região do rio da Prata, região responsável por boa parte do envio de matérias primas para a mesma. Os britânicos sabiam que o Graf Spee não abandonaria a oportunidade de atacar numa região repleta de navios mercantes.
  
Em 13 de dezembro 1939, o vigia do Graf Spee avistou duas antenas no horizonte, e enviou o alerta, logo, toda a tripulação tomou os postos de combate, porém demorou algum tempo, quando o sol já estava mais alto, para ser possível identificar que não se tratavam de navios mercantes, e sim de três navios de guerra britânicos. A demora na identificação por parte do Graf Spee permitiu a aproximação dos ingleses, e o encouraçado alemão ficou ao alcance dos canhões britânicos, e os ingleses, por sua vez, estavam foram do ângulo de ataque dos principais canhões dos alemães.

O Graf Spee disparou contra o Exeter, pois sabia ser o mais poderoso da frota britânica. Logo em seguida o Exeter fez uma sequência de disparos. Enquanto o combate era travado entre os grandes navios, os cruzadores leves britânicos, mais rápidos, iniciaram a manobra de cerco contra o encouraçado alemão, numa tentativa de dividir a artilharia do Graf Spee, evitando os fatais disparos concentrados dos alemães.

Uma sequência de disparos dos navios britânicos atingiram em cheio o Graf Spee, abrindo um enorme rombo no casco. Umas das opções do capitão Langsdorff foi manter o Exeter sob fogo dos seus poderosos canhões de 280mm e concentrar o fogo dos canhões de 105 mm nos cruzadores leves.

Manobra difícil de ser executada, principalmente durante o movimento de aproximação. Após a primeira parte da batalha o Exeter ficou fora de combate, pois o sistema de direcionamento dos canhões de maior calibre haviam sido danificados. Sem alternativa, o Exeter abandonou a batalha em meio a uma nuvem de fumaça. Ficando desta forma em combate somente os cruzadores leves contra o Graf Spee.

Contudo os alemães  abandonaram, repentinamente, a zona de combate. Os eventos a seguir não foram, até os dias atuais, aceitos por parte dos historiadores, pois muitos historiadores militares, descrevem que, mesmo avariado, o encouraçado alemão, podia fazer frente aos cruzadores leves, pois seus poderosos canhões ainda disparavam, ou seja, não se sabe o real motivo da retirada do Graf Spee da batalha.

    O capitão Hans Langsdorff decidiu se refugiar no porto de Montevidéu, no Uruguai, para efetuar reparos, pois o país estava neutro na guerra, o que permitiria que qualquer navio com problemas tivesse permissão para atracar e realizar reparos, contudo o Graf Spee não conseguiu os reparos necessários e os alemães foram pressionado a deixar o porto.

    A armada britânica estava aguardando que o Graf Spee deixasse águas uruguaias, para iniciar novamente o combate. Desta forma, o capitão Langsdorff deu ordens de afundar o navio, o que aconteceu na saída do estuário.

O capitão e sua tripulação se dirigiram então à Argentina, país com grande concentração de imigrantes alemães. Então, na tarde de 19 de dezembro de 1939, após enterrar seus mortos e encaminhar os feridos ao hospital, o capitão Hans Langsdorff cometeu suicídio.

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