Batalha do Rio da Prata - Hitler leva a Guerra a América do Sul
A Batalha do Rio da Prata foi a
primeira grande batalha naval da Segunda Guerra Mundial, foi travada em 13 de
dezembro 1939, entre as marinhas britânica e alemã no litoral da América do Sul,
mais precisamente, próximo ao estuário do rio da Prata.
O encouraçado alemão Graf Spee deixou
a Alemanha com a missão de um “caçador dos mares”, atacando navios no
sul do Atlântico, fazendo com que as forças Aliadas tivessem que se dispersar na
perseguição ao Graf Spee nos mares do sul.
O Graf Spee começou a sua
caçada ainda em 1939, afundando o cargueiro Clement, no litoral de Alagoas, no alto-mar
afundou o Newton Beach, o Ashlea Huntsman e o Trevasnion
O capitão do Graf Spee, Hans
Langsdorff, com sua experiência, utilizava táticas de pirataria para confundir
o inimigo. Entre elas estava a modificação da aparência do encouraçado, com falsas
placas de madeira e lonas, criando estruturas diferentes das de um navio de
guerra.
A Grã-Bretanha decidiu proteger
os navios que operavam principalmente na região do rio da Prata, região
responsável por boa parte do envio de matérias primas para a mesma. Os britânicos
sabiam que o Graf Spee não abandonaria a oportunidade de atacar numa região
repleta de navios mercantes.
Em 13 de dezembro 1939, o vigia
do Graf Spee avistou duas antenas no horizonte, e enviou o alerta, logo, toda
a tripulação tomou os postos de combate, porém demorou algum tempo, quando o sol
já estava mais alto, para ser possível identificar que não se tratavam de
navios mercantes, e sim de três navios de guerra britânicos. A demora na
identificação por parte do Graf Spee permitiu a aproximação dos ingleses,
e o encouraçado alemão ficou ao alcance dos canhões britânicos, e os ingleses,
por sua vez, estavam foram do ângulo de ataque dos principais canhões dos
alemães.
O Graf Spee disparou contra o
Exeter, pois sabia ser o mais poderoso da frota britânica. Logo em seguida o
Exeter fez uma sequência de disparos. Enquanto o combate era travado entre os
grandes navios, os cruzadores leves britânicos, mais rápidos, iniciaram a
manobra de cerco contra o encouraçado alemão, numa tentativa de dividir a
artilharia do Graf Spee, evitando os fatais disparos concentrados dos alemães.
Uma sequência de disparos dos
navios britânicos atingiram em cheio o Graf Spee, abrindo um enorme rombo no
casco. Umas das opções do capitão Langsdorff foi manter o Exeter sob fogo dos
seus poderosos canhões de 280mm e concentrar o fogo dos canhões de 105 mm nos
cruzadores leves.
Manobra difícil de ser executada, principalmente durante o movimento
de aproximação. Após a primeira parte da batalha o Exeter ficou fora de
combate, pois o sistema de direcionamento dos canhões de maior calibre haviam
sido danificados. Sem alternativa, o Exeter abandonou a batalha em meio
a uma nuvem de fumaça. Ficando desta forma em combate
somente os cruzadores leves contra o Graf Spee.
Contudo os alemães
abandonaram, repentinamente, a zona de combate. Os eventos a seguir não
foram, até os dias atuais, aceitos por parte dos historiadores, pois muitos historiadores
militares, descrevem que, mesmo avariado, o encouraçado alemão, podia fazer
frente aos cruzadores leves, pois seus poderosos canhões ainda disparavam, ou
seja, não se sabe o real motivo da retirada do Graf Spee da batalha.
O capitão Hans Langsdorff decidiu
se refugiar no porto de Montevidéu, no Uruguai, para efetuar reparos, pois o país estava neutro
na guerra, o que permitiria que qualquer navio com problemas tivesse permissão para
atracar e realizar reparos, contudo o Graf Spee não conseguiu os reparos
necessários e os alemães foram pressionado a deixar o porto.
A armada britânica estava aguardando
que o Graf Spee deixasse águas uruguaias, para iniciar novamente o combate.
Desta forma, o capitão Langsdorff deu ordens de afundar o navio, o que
aconteceu na saída do estuário.
O capitão e sua tripulação se
dirigiram então à Argentina, país com grande concentração de imigrantes alemães.
Então, na tarde de 19 de dezembro de 1939, após enterrar seus mortos e
encaminhar os feridos ao hospital, o capitão Hans Langsdorff cometeu suicídio.
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